Terrários são recipientes fechados onde são cultivadas plantas específicas, que nas condições adequadas, produzem um micro ecossistema no qual o ciclo da água é muito bem definido.
A água é absorvida pelas raízes das plantas e é eliminada pelas folhas por evaporação.
Como o espaço não é suficiente para absorver todo o vapor que se fixa nas paredes do vidro, ocorre uma espécie de chuva (condensação) e a água retorna pelo solo.
Iluminação
Mantenha seu terrário em local iluminado, com luz indireta, pode ser natural ou não (sem luz, não há fotossíntese).
O Sol em contato com o vidro, pode literalmente cozinhar suas plantinhas, então não deixe seu terrário onde bata Sol ou seja, muito quente.
Água
Fique atento com as gotinhas d'água no vidro. Se houver, seu terrário está saudável.
Se houverem gotinhas demais, que não diminuem no decorrer do dia, abra o vidro por algumas horas (umidade demais, pode deixar os musgos marrons e apodrecer as folhagens). O ambiente interno do terrário, é quente e úmido, por isso, em dias muito frios ou sob o ar-condicionado, é normal que seu terrário transpire mais.
Se não houver gotinhas no vidro, se perceber a terra mais clara, borrife um pouco de água filtrada pela parede do vidro ou diretamente na terra, só um pouco, não é para encharcar a terra (use o borrifador ou pipeta fornecidos juntamente com seu terrário). Depois, feche-o novamente.
No caso dos mini-terrários, você pode usar até mesmo uma pequena seringa.
Em terrários que contenham somente musgos, você poderá pulverizar a água diretamente sobre eles, mas no caso de folhagens, molhe sempre pelo vidro ou pela terra. A água acumulada sobre as folhas, pode apodrecê-las.
Recipiente com tampa de vidro, pode precisar ser molhado a cada 1 ou 2 meses.
Já recipiente com tampa de cortiça, normalmente a cada 3 ou 4 meses.
Mas atenção !
O tempo de rega poderá variar muito de acordo com seu tamanho, tipo de vidro, tipo de plantas, local onde ele fica, etc. Então é muito importante que você SEMPRE observe como está o seu terrário !
Manutenção
De vez em quando, abra o terrário, limpe o vidro e a tampa com um papel toalha ligeiramente umedecido em álcool.
Retire as folhas velhas caídas no solo. A decomposição das mesmas pode gerar o crescimento de fungos.
Caso apareçam fungos no vidro, faça a limpeza com papel toalha e álcool, caso fungos apareçam na planta, remova a parte afetada com uma tesourinha desinfetada em álcool.
Quando sua plantinha for crescendo, desinfete uma tesourinha e delicadamente faça uma pequena poda, assim você manterá a harmonia e beleza do seu terrário.
Atenção !
Não esqueça de periodicamente observar seu terrário, verificar se tudo está indo bem e como está o seu desenvolvimento.
Tendo esses cuidados, seu terrário poderá durar anos !